Arquitetura para Cultura
A arquitetura de equipamentos culturais ocupa uma posição de protagonismo no contexto contemporâneo no Brasil.
Ao lado das grandes estruturas esportivas construídas para a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas do Rio de Janeiro em 2016, obras deste tipo foram, sem sombra de dúvida, as realizações arquitetônicas de maior visibilidade no país neste início de século.
O caráter representativo e simbólico inerente aos equipamentos culturais estimula experimentações conceituais e encoraja ousadias formais, materiais e técnicas, muitas vezes gerando objetos icônicos que reorganizam a paisagem e a própria dinâmica de uso do entorno em que se inserem.
Além de representar usos, costumes e idiossincrasias através da linguagem arquitetônica, as edificações de uso cultural costumam expor de forma mais contundente discursos e pensamentos, revelando a interpretação que seus autores fazem da arquitetura como fato cultural. Da mesma forma, revelam inúmeros diálogos entre a obra e o contexto urbano, arquitetônico social, cultural, político e ambiental em que está inserida.
Equipamentos
Culturais
Século
XXI
Produção
Arquitetônica
Discursos e
Diálogos
Possuem função representativa e simbólica no contexto da produção arquitetônica contemporânea
Amplo levantamento e processamento de dados sobre os equipamentos publicados nas revistas aU e ProjetoDesign
Panorama historiográfico e crítico dos equipamentos culturais brasileiros projetados e construídos a partir do ano 2000
Discursos dos arquitetos e os diálogos travados pelas obras com o contexto urbano, arquitetônico social, cultural, político e ambiental
Museus
Centros Culturais
Bibliotecas
Teatros e Salas de Músicas
Galerias de Arte
Pavilhões e Memoriais
> 2000
Indicadores ↗
Publicações ↗
+ 450
publicações levantadas


+ 300
obras analisadas
Diálogos Anteriores ↗
Diálogos Interiores ↗
Diálogos Exteriores ↗
Com ênfase nas nos equipamentos culturais projetados ou construídos a partir do Século XXI, a pesquisa pretende contribuir para a construção de um panorama crítico da arquitetura contemporânea no Brasil. Com base no material publicado nas revistas especializadas de maior circulação do país (Projeto Design e aU), a seleção de obras aqui apresentada abrange programas diversos, desde que de alguma forma relacionados à cultura, de múltiplas escalas e de caráter público ou privado, indistintamente, de forma a criar um conjunto amplo o suficiente para que afinidades, divergências e peculiaridades possam ser reveladas. Este olhar abarca edifícios novos e intervenções sobre o patrimônio, privilegiando obras construídas, porém sem excluir das análises o impacto que projetos marcantes possam ter tido no cenário observado.
Os conteúdos e análises apresentados neste site são fruto da pesquisa de pós-doutorado desenvolvida pelo pesquisador Ivo Giroto entre 2017 e 2020, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com apoio da FAPESP (2016/ 21108-2); e de estudantes pesquisadores da FAUUSP, Rebeca Cabral de Souza Cavalcante, Marina Saraiva Rocha da Silva, Alexandre Martins de Oliveira, Tales Oliveira Arthur Lamberti Falleiros, Gabriel de Moura Corrêa, Victor da Cruz Bueno Fidélis e Yasmin Ali Ribeiro.