top of page

Parque Biblioteca Espanha  

Giancarlo Mazzanti  

Medelín, Colômbia, 2005  

 

Diálogos Interiores 

Fotos da Obra

Desenhos

Vídeos

Centro Académico y Cultural San Pablo + Centro de las Artes de San Agustín
Reproduzir vídeo

Situação: Construído 

Tipo de Intervenção: Novo

Acervo: Arte Moderna e Contemporânea

Caráter: Público

Referências

 

 

O parque Biblioteca Espanha - Biblioteca España - faz parte dessas intervenções arquitetônicas e urbanísticas que levaram Medellín a se tornar referência mundial em transformação urbanística e social. 

A Biblioteca España se tornou um símbolo de mudança não só para a cidade, mas também a comunidade onde está localizada e sendo hoje um importante destino turístico. 

O conjunto arquitetônico da biblioteca se insere no alto do morro, sendo hoje um ponto de referência consolidado e se destaca pelas formas emblemáticas escuras que se assemelham a grandes rochas, contratando-se com as casas populares, maioria de tijolo à vista, que se destacam na paisagem. 

É importante destacar, que o conjunto se localiza no Bairro Santo Domingo Favio, considerado um dos bairros mais perigosos da cidade e dominado pelo narcotráfico. Com a implantação do Parque Espanha, se tornou um símbolo de mudança para a cidade, não sendo apenas um dispositivo para o bairro, mas também para o turismo e porta de entrada como convite às mudanças que ocorreram. 

A estrutura interna do conjunto não é visível na fachada, tornando os edifícios misteriosos, ao mesmo tempo que a estrutura se assemelha com 3 rochas. A fachada é formada por uma "casca" constituída de placas de ardósia preta. Essa camada não possui muitas aberturas, apenas algumas esquadrias de vidro para a iluminação natural interna.
 

Existem duas estruturas nesse conjunto que funcionam de forma independente: a dos blocos verticais - sendo a biblioteca, centro comunitário e o auditório - e da plataforma. Nos blocos, as lajes se apoiam em pilares retangulares de concreto, enquanto a laje da praça se apoiam em pilares metálicos circulares recheados de concreto. 

Matheus Ferreira

Rogerio Conolly

bottom of page